quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MENSAGEM: A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS - 1

João era uma pessoa de bem com a vida. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer. Quando alguém lhe perguntava como estava, ele respondia: “Se melhorar estraga”

Ele era um gerente especial, pois seus clientes o seguiam de loja em loja apenas pelas suas atitudes. Era um motivador nato. Sua atitude intrigava a muitos. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, João estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação. 

Um dia alguém lhe perguntou:

– Como você consegue ser uma pessoa assim, tão positiva, o tempo todo?

Ele respondeu:

– A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: “João, você tem duas escolhas hoje: pode ficar de bom humor ou de mau humor, qual você escolhe?”. Eu escolho ficar de bom humor. Cada vez que algo de ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo. Eu escolho ver o lado positivo da vida. Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida. 
 
– Mas não é fácil. – argumentou tal pessoa.

– É fácil. – disse João. – A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo toda a situação, sempre há uma escolha. Toda situação sempre oferece escolha. Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu  humor. É sua a escolha de como viver sua vida.  

Anos mais tarde houve notícias de que João havia passado por uma situação difícil. Tendo esquecido a porta dos fundos da loja aberta foi rendido por assaltantes. Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, sua mão trêmula pelo nervosismo desfez a combinação do segredo. Os ladrões irritados atiraram nele. Por sorte ele foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital. Depois de semanas de tratamento intensivo, teve alta. 

Uma amiga dele o encontrou mais ou menos por acaso. Quando lhe perguntou como estava, ele respondeu como sempre:

– Se melhorar estraga.

Mas a sua amiga queria saber sobre o que tinha acontecido e perguntou-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.

– A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás – ele respondeu – depois não ter ficado tão nervoso a ponto de esquecer o segredo do cofre, mas naquele momento, ali deitado no chão, lembrei que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver. Quando me levaram para o hospital e entrei na sala de emergência, vi a expressão dos médicos e enfermeiras. Fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia: “Esse aí já era”. Decidi então que tinha de fazer algo.

– O que fez então? – perguntou sua amiga.

– Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: “Sim”. Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei: “Sou alérgico a balas!”. E entre as risadas lhes disse: “Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto”.

João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas também graças a sua atitude.

Aprendi que é nossa escolha sermos felizes, conseguindo nas situações difíceis sorrir e seguir em frente. É nossa escolha como reagir a cada situação. Só nós mesmos podemos escolher como as pessoas afetarão nosso humor, nossa vida... Lembre-se disso sempre diante de cada situação, e faça a sua escolha.

“Nada contribui tanto para a felicidade como trocar as preocupações por ocupações” (Maeterlinck).

(Extraído do livro Mensagens de Valor, compilação dos artigos de Vera Lúcia sobre: motivação, entusiasmo, trabalho, família, afetividade, amor. Expressa a beleza dos verdadeiros valores enaltecidos no ser humano.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário