terça-feira, 17 de julho de 2012

REFLEXÃO DE LARI: NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS

Os sonhos embelezam a vida, nos dão forças pra lutar, ânimo em meio as dificuldades, vida quando a depressão bate a nossa porta e quando tudo parece estar contra nós.
Sonhar é viver. Deus nos chamou para sermos pessoas sonhadoras, porque Ele sabe que sem sonhos a vida parece não ter sentido.
Chaga um determinado momento em nossa vida que só conseguimos ver o mar vermelho, o chicote na mão do soldado, as pedras nas mãos dos fariseus e as prisões que aprisionam nossa fé e paz.
Mas ao explicar alguns acontecimentos da história de um grande homem de Deus - JOSÉ -, espero que Deus fale ao seu coração.
José era um filho muito amado, era mais amado por Jacó seu pai do que seus outros irmãos, isto, porque ele era o primogênito filho de Raquel - o filho da promessa -, sim, porque ela era mulher estéril e Deus havia lhe dado um filho. José era dedicado a Deus e ao pai, sua mãe já tinha morrido. Seu pai confiava muito nele. Sua família morava em uma cabana, eram pastores de ovelhas, José ajudava a seus irmãos.
Certo dia José sonhou um sonho. Sonhou que seria grande. Gn 37, e acreditou em seu sonho, acreditou que era sonho de Deus. Você pensa que alguém o louvou pelo seu sonho? Que alguém acreditou nele? Seus familiares zombaram dele, até mesmo seu querido pai. Quem iria acreditar que um pobre pastor de ovelhas iria se tornar o governador do Egito? Ninguém.
Não espere que as pessoas te louvem pelos seus sonhos, muitos sonhadores assim como José também sofreram humilhação. 
Por um momento José também não acreditou que aquele sonho poderia se realizar. Deve ter chorado muito por ter sido tão caluniado por todos. Alias, o que ele havia feito pra ser tão desprezado?
Chega um momento em nossa vida, em que tudo parece perdido. Sim, porque os sonhos que o próprio Deus coloca em nossos corações, se tornam motivo de piada na boca até mesmo dos nossos mais chegados amigos. As pessoas não acreditam em nós, nossa família, nossos amigos, e até nós mesmos não acreditamos em nós mesmos.
Tudo parece perdido. Não existe mais saída pra José. Agora ele foi vendido como escravo para o Egito. Nunca seu sonho se tornaria realidade.
A maioria das vezes tudo de ruim acontece, tudo dá errado, as coisas parecem não ter sentido. A gente pergunta:
- Onde está meu sonho? Onde está o sonho de Deus? Onde está Deus?
O silêncio é a resposta.
Pessoas enlouquecem, outras se suicidam, outras simplesmente... Desistem.
José permanece... Ele ainda acredita que tudo aquilo tinha um proposito, que Deus não o chamou para a derrota, que Deus não iria brincar com seus sentimentos, dando-lhe sonhos que não se realizariam. José Para. Se pergunta. Questiona sua vida, qual seu propósito. E vê que vale a pena viver.
A momentos que precisamos parar de questionar a Deus. E começarmos a questionar, criticar, duvidar e compreender a nós mesmos. Como Isaías (Is 6) disse: Quem eu sou? Como estou? Quem está a minha volta?
José começa a ser abençoado, o seu patrão viu que Deus o abençoava. Então Potifar o levanta, entrega em suas mãos tudo o que tem. José feliz, já cantava vitoria, via finalmente seu sonho realizado. De escravo passava a ser chefe. Mas, logo seus sonhos foram frustrados. Foi preso injustamente!
É interessante quando nossos sonhos começam a dar certo, sempre vem uma tempestade para o naufragar. Se coloque no lugar de José. Imagine como ele se sentiu. Será que ele não pensou em seu pai, seus irmãos, na traição de seus irmãos, no sofrimento do seu pai, no seu sofrimento, e no propósito de tudo aquilo? Sim
Deve ter questionado a Deus, o porquê de tudo aquilo e Deus em silêncio. (Saiba que Deus também fala no silêncio). Os sonhos de José foram novamente frustrados, seus pensamentos começaram a ficar turbados. Mas o que ele fez?
Ele fez o que aprendi a fazer, o que grandes vitoriosos aprenderam a fazer. Agarrou-se aos seus sonhos. Aos sonhos que Deus tinha preparado pra ele. Você tem sonhos?
A momentos na nossa vida que tudo parece dar errado, que ninguém nos entende, que o vento é contrario.
Mas se não tivéssemos barreiras para enfrentar, que gosto teria a vitoria, pra serviriam os sonhos?
Se não tivéssemos problemas, como aprenderíamos a solucioná-los?
Se não tivéssemos tristeza, saberíamos valorizar os momentos alegres?
Se não soubéssemos que vamos morrer, valorizaríamos a vida?
Se não tivéssemos aspirações, do que adiantaria viver?
Diante de seus questionamentos, José aprendeu com seus medos e dificuldades e se reergueu. Não desistiu da vida, não desistiu de Deus. Foi útil para os outros mesmo estando no pior momento da sua vida. Deus o honrou. O fez um grande líder. E cumpriu na vida de José o Seu sonho.
Ainda que demore, temos que ter paciência pra esperar o nosso sonho tomar forma, porque nem sempre estamos preparados pra recebê-lo. Sim, algumas pessoas deixam de ser elas mesmas quando alcançam um grande cargo, realizam um sonho. Ficam soberbas, prepotentes e individualistas, isso não nos fará bem. Temos que suar pra alcançar um objetivo, e sonhar algo que venha nos fazer pessoas melhores. Nossos sonhos nos fazem crescer, porque pra alcançá-los precisamos mostrar que somos dignos dele.
José nos ensina isso. José agora se sentia digno. Jose mereceu estar ali, ele havia lutado pelo seu sonho. Mesmo sendo grande ele não se ensoberbeceu. Seu sonho era ser útil, fazer o bem a humanidade. E fez. Perdoou seus irmãos que o traiu, ajudou o povo com alimento e deu casa e trabalho para seus familiares. Deus foi louvado por sua atitude.
Saiba que Deus deseja que sejamos prósperos, e tenhamos uma vida feliz, que sejamos pessoas uteis para os outros. No entanto, precisamos lutar, nos esforçar, aprendermos com nossos erros, e acima de tudo SONHAR.
Sonhar com dias melhores, não só para nós ,mas para os outros. Você pode pensar que isso vai requerer de você coisas grandiosas, mais não. Somente dar um bom dia, um abraço em quem chora, obediência aos pais, amor ao companheiro e filhos, se empenhar nos estudos, no trabalho.
SONHE OS SONHOS SÃO SEUS. ALGUM SONHAM EM CASAR, OUTROS EM SER DOUTORES, OUTROS EM SER PASTORES, CANTORES, OUTROS FAZER FACULDADE. Sonhe o importante é sonhar.
Saiba que só aprendemos se errarmos, que só acertamos se tentarmos, que só ganhamos se lutarmos. O QUE VEM FÁCIL, NÃO DAMOS VALOR.
SE CHORAMOS HOJE, DEVEMOS TER CERTEZA DE QUE AMANHÃ O SORRISO NOS ESPERA
SE OUVIRMOS UM NÃO HOJE, DEVEMOS TER CERTEZA DE QUE OUVIREMOS UM GRANDE SIM AMANHA
LUTE, TENTE, PERCISTA, APRENDA, CHORE, CAIA, LEVANTE, GRITE, PULE, SOFRA, SE ALEGRE, SINTA...VIVA!
Gn 37.15 QUE PROCURAS? AONDE VOCÊ QUE CHEGAR? QUAL O SEU SONHO?
JESUS DISSE: VÓS SOIS O SAL DA TERRA
O sal é pra salgar, pra  dar gosto. FAÇA A DIFERENÇA. SONHE . VIVA INTENSAMENTE. SEJA O MELHOR QUE VOCÊ PODE SER.
SIGA O EXEMPLO DESSE GRANDE SONHADOR. E FAÇA A SUA HISTÓRIA.


:: Por Larissa Micaelle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário