terça-feira, 10 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: NOVO NASCIMENTO, A REGENERAÇÃO ESPIRITUAL - PARTE 2

  ...

O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do espírito e não da carne.

Disse Jesus: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3.6/ confere: João 3.1-5).

Nós nascemos fisicamente uma vez, mas para se ter verdadeira comunhão com Deus é necessário nascer espiritualmente.

O fato é que nascemos com um corpo físico para viver no plano físico. Mas o Reino de Deus é um Reino espiritual e Deus é um Ser espiritual.

Para ter comunhão com Ele precisamos tornar-nos criaturas espirituais.  

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4.23,24/ confere: Filipenses 3.3).

Quem não experimentou o novo nascimento não tem a condição de entender as coisas espirituais.  

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3.3).

A Bíblia revela que o homem natural não compreende as coisas de Deus.  

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus... Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” (1 Coríntios 1.18,21)

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2.14).

Somente a partir de uma transformação espiritual que o homem passa a compreender os mistérios do Reino de Deus (confere: 1 Coríntios 2)

Disse o apóstolo Paulo: “... pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito... A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas” (Efésios 3.3-5,8,9).

É somente através de Cristo que passamos a entender os mistérios do Reino de Deus, pois nEle estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência dos mistérios do Reino de Deus (confere: Romanos 11.33-36/ Efésios 3.8/ Colossenses 2.1-4)

“Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11.25-27)


“... o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória...” (Colossenses 1.26,27).

Essa compreensão não é de um dia para o outro. É um processo contínuo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Oséias 6.3).

Certa vez Jesus disse aos Seus discípulos em relação aqueles que se achavam sábios: “Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido” (Mateus 13.11).

O apóstolo Paulo enfatizou acerca disso: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1 Coríntios 1.26-29).

Se alguém tiver um contato apenas superficial com Cristo, jamais descobrirá os tesouros da sabedoria e da ciência. Jamais poderá conhecer os mistérios do Reino. 

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário