quinta-feira, 26 de julho de 2012

MENSAGEM: A VAQUINHA


Um sábio e seu aprendiz andavam por uma floresta em busca de aprendizagem quando avistaram ao longe um sítio. O lugar demonstrava ser de muita pobreza, com uma casa velha de madeira. Os moradores eram um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas.

Então o sábio se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou:

– Neste lugar parece que não há comércio ou trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

O senhor calmamente respondeu que eles tinham uma vaquinha que dava vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto era vendida ou trocada na cidade vizinha por outros alimentos e a outra parte era utilizada para produzir queijo e coalhada para consumo próprio. Era assim que sobreviviam.

Os dois agradeceram o informação, depois se despediram e foram embora. No meio do caminho, o sábio ordenou ao aprendiz que pegasse a vaquinha, levasse à beira de um precipício ali em frente e jogasse morro abaixo.

O jovem arregalou os olhos, espantado, dizendo que não podia fazer tal coisa, pois a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela pobre família. Mas o sábio exigiu que ele cumprisse sua ordem. Assim, o aprendiz empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos, até que um belo dia ele resolveu voltar àquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-la. Assim o fez.

Quando se aproximou do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, uma bela casa com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou desesperado, imaginando que aquela humilde família, na necessidade, vendeu o sítio para sobreviver. Apertou o passo e foi logo recebido por um homem simpático que se apresentou como empregado da casa. Perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos. O empregado respondeu:

– Eles continuam morando aqui.

Espantado, o discípulo entrou correndo na casa e realmente encontrou a mesma família que visitara antes com o sábio. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):

– Como se fez tal mudança de vida?

E o senhor, entusiasmado, respondeu:

– Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos de que fazer outras coisas que nem sabíamos que podíamos. Assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vêem agora!

Esta é uma história apenas ilustrativa. É claro que ninguém deve sair por aí empurrando a vaquinha dos outros. O que eu quero dizer com isso é que muitas vezes temos uma vaquinha que nos leva à acomodação. Reclamamos de nosso estado sem perceber que na verdade estamos apegados a uma situação que bem ou mal nos dá a subsistência diária. Falta coragem para ousar novos caminhos, e sobra comodismo para tomar uma nova atitude de vida.

E também devemos sempre expandir nossos conhecimentos, aprender coisas novas, pois se um dia perdermos nossa “vaquinha”, encontraremos mais facilmente outras oportunidades. Somos muito mais capazes do que imaginamos!

“Se você faz o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu”.  

(Extraído do livro Mensagens de Valor, compilação dos artigos de Vera Lúcia sobre: motivação, entusiasmo, trabalho, família, afetividade, amor. Expressa a beleza dos verdadeiros valores enaltecidos no ser humano.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário