sexta-feira, 13 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: SEIS PROVAS DE QUE SOMOS OVELHAS DE CRISTO - PARTE 2

...
  
Benefícios do Senhor: Priorizar o Reino de Deus
                                              
“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10.9-11). Nesta passagem vemos o cuidado do Senhor para com aqueles que fazem parte do Seu aprisco.

Vemos que aqueles que fazem parte do aprisco de Cristo têm a promessa de salvação, de suprimento, de vida eterna e de proteção:

a) “Se alguém entrar por mim será salvo...”. Quem é ovelha de Cristo tem a promessa de vida eterna, isto é, livre da condenação eterna (João 3.16-21,31-36; 5.19-29; 17.1-3/ Romanos 8.1,14-17/ 1Jo 5.11,12);

b) “... entrará, e sairá, e achará pastagem”. Ou seja, suprimento. Veja que promessa nós temos no Salmos 1.3, seremos “como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha”, e tudo quanto faremos, seremos bem sucedidos (confere: Jeremias 17.8/ Ezequiel 17.5,8). Ou seja, prosperidade na vida espiritual e material. Diz o Salmos 23.1-4: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”. Nada nos faltará. Não faltará o suprimento na vida espiritual. Não faltarão as necessidades básicas da vida (confere: Salmos 34.9; 37.4,5,25; 111.5);

c) “... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Teremos uma vida abundante com Ele. Uma vida cheia de fartura;

d) “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. Temos a proteção do Senhor. Com Ele estaremos seguros. Para o diabo tentar nos destruir, primeiro ele terá que passar por cima de Cristo, mas com Cristo o diabo não tem vez.

Contudo, para que possamos experimentar dos benefícios do Senhor, temos que priorizá-lO em nossas vidas (confere: Mateus 6.25-34). Aqui está a terceira prova de que somos ovelhas de Cristo: quando O priorizamos.

Quem não prioriza o Senhor, não pode ser Sua ovelha. Tem gente que afirma ter entregado sua vida na direção do Senhor, porém não O tem priorizado.

O que você tem priorizado em sua vida? A família? A vida conjugal? A vida profissional? Quando isso acontece, não experimentamos dos benefícios do Senhor e desse modo não faremos, de modo algum, parte de Seu aprisco.

Tem gente que só é crente na igreja, mas na rua, em casa, no trabalho, deixa a desejar. Quer sustento de Deus, mas não leva Deus a sério. Só dá resto para Deus. Quer sustento de Deus, mas as prioridades são os próprios interesses mesquinhos. Quer sustento de Deus, mas não buscam o Reino de Deus, não buscam uma vida reta.

Buscam a bênção de Deus, mas não querem o Deus da bênção. Buscam a Deus apenas para satisfazer os seus próprios interesses. Gente que é tão ocupada que não tem tempo para Deus. Está carregada das coisas desta vida e está displicente na sua vida espiritual. Está tão preocupada com os cuidados da vida, vive só em função da vida terrena que está descuidado com a sua vida espiritual.

Nunca tem tempo pra igreja, nunca tem tempo pra orar, nunca tem tempo pra ler a Bíblia, nunca tem tempo pra servir, nunca tem tempo pra nada, porque vive em função única, exclusiva desse mundo.

Priorizar o Senhor é ter compromisso com Ele; é ter compromisso com a Sua Palavra; é ter compromisso com o Seu Reino. Quando não O priorizamos, falhamos como cristãos. Faltamos o compromisso com o Reino de Deus.

Devemos priorizar o Senhor onde quer que estejamos. Devemos priorizá-lO em tudo. O fato é que, ou Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida ou não ocupará lugar nenhum. Para se ter uma vida abençoada tem que priorizar a Deus.

Como se prioriza a Deus? Todo dia reservar um tempo pra orar e meditar a Palavra (Salmos 1.2); não se deve dá o resto do tempo para Deus. O máximo de vezes que puder está na igreja; a igreja é o lugar consagrado e exclusivo de adoração a Deus (Salmos 27.4,5; 84.10). Aplicar no dia-a-dia, no viver diário a Sua Palavra, onde quer que esteja (Tiago 1.19-27).

Priorize o Reino de Deus, e Ele vai trabalhar em todas as áreas, pra te sustentar (Salmos 55.22/ Mateus 19.23-30). Priorizar o Senhor em nossas vidas é uma prova de que fazemos parte de Seu aprisco.
 
Intimidade: conhecer a Deus e ser conhecido por Ele
                                              
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas” (João 10.14,15). A quarta prova de que somos ovelhas de Cristo é a intimidade que temos com Ele: conhecê-lO e ser conhecido por Ele.

Pra se conhecer a Cristo tem que buscá-lO diariamente (Oséias 6.3). Só conhecemos uma pessoa verdadeiramente quanto temos intimidade com ela. Da mesma maneira, pra se ter um conhecimento real acerca de Cristo, tem que haver um relacionamento profundo com Ele (2 Coríntios 5.16).

Na passagem mostra que não é somente a gente conhecer a Deus, mas também de ser conhecido por Ele. Ser conhecido por Cristo significa relacionamento recípocro, amizade (confere: João 15.14,15).

É interessante a gente observar em Mateus 7.15-23, que Jesus afirma que na Sua volta, quando for resgatar os salvos, dirá nunca ter conhecido aqueles que praticaram a iniqüidade. Mas, como se explica isso? Por Jesus ser onisciente não deveria conhecer todas as pessoas, sejam elas crentes ou ímpias? A resposta se encontra em 2 Timóteo 2.19: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”. Conhecer aqui como em Mateus 7.23 significa relacionamento.

No contexto vemos que Paulo faz uma distinção entre os verdadeiros cristãos daqueles que desviaram da verdade de Cristo (confere: 2 Timóteo 2.14-21). Desse modo, o Senhor tem compromisso com aquele que verdadeiramente faz parte do Seu aprisco, ou seja, os verdadeiros cristãos, as ovelhas do Seu aprisco (confere: 1 Coríntios 8.3). “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25.14).

Em contrapartida, o Senhor não tem compromisso com os falsos cristãos, com aqueles que praticam a iniqüidade; Ele não os conhece porque não lhE pertencem, ou seja, não fazem parte do Seu aprisco.

Vemos que em Mateus 7.15, os falsos irmãos, os falsos crentes tentam se disfarçar em ovelhas (confere: 2 Coríntios 11.12-15). Eles podem enganar a muitos, mas não podem enganar ao Senhor. Os tais são os joios da igreja (confere: Mateus 13.24-30,36-43).

Agora, pra quem é ovelha, há uma advertência: Em Gálatas 4.8,9, lemos o seguinte: “Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são; mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?”


Como é que pode alguém ter experimentado a verdade do conhecimento de Deus, ter experimentando um relacionamento profundo com Cristo, e depois querer voltar para aquilo que havia sido liberto? Como alguém declara ser ovelha de Cristo, mas tem saudades da velha vida? (confere: Romanos 6).

As ovelhas de Cristo têm prazer em conhecê-lO; elas têm prazer em buscar um relacionamento profundo com o Senhor (Salmos 25.4,5); elas, por amor ao Senhor, rejeitam tudo o que é mundano, tudo aquilo que contraria a vontade de Deus.

Ter intimidade com Deus não é um simples momento de oração. Normalmente nas orações fazemos petições, agradecimentos, etc. Mas o que Deus quer é diálogo. Uma conversa entre amigos. Na intimidade com Deus buscamos aconselhamento, pois Ele é o nosso Conselheiro.

Para alcançarmos uma intimidade com Cristo devemos que cumprir as três primeiras provas que comprovam que somos ovelhas de Cristo, isto é, crer em Jesus, estar sob a Sua direção e priorizá-lO. 


Esse é o caminho pra se conhecer a Deus e ser conhecido por Ele. Se não cumprirmos essas três provas, de maneira alguma chegaremos a um relacionamento íntimo com Deus. Mas se estivermos envolvidos na intimidade com Deus, é sinal evidente de que fazemos parte do aprisco do Senhor. 
 
Evangelismo: amor à obra do Senhor; amor as almas perdidas
                                              
“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor” (João 10.16). Para Jesus conduzir outras ovelhas para o Seu aprisco Ele teve que usar as ovelhas que já estavam no aprisco numa obra de evangelismo (confere: Lucas 9.1-6; 10.1-16).

Na passagem, as “outras ovelhas” são os povos gentios. As ovelhas que já faziam parte do aprisco eram os israelitas. Isso se deve porque o Evangelho de Cristo foi primeiro pregando para os judeus, isto é, as ovelhas perdidas da casa de Israel (confere: Mateus 10.5-15; 15.21-28)


Os povos gentios somos nós. Assim sendo, o Evangelho chegou até nós porque aquelas ovelhas cumpriram aquilo que Jesus lhes ordenara fazer: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15/ confere: Mateus 28.19,20).

Aquelas ovelhas se tornaram as testemunhas de Jesus em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos confins da Terra (Atos 1.8). Devido a isso, Jesus pôde também nos conduzir para o Seu aprisco, como havia prometido. 


Conforme Mateus 10.16-23 vemos que a tarefa deles não foi fácil, mas eles cumpriram por causa do amor a Cristo, do amor a Sua obra, e também por amor as almas que estavam perdidas (confere: Atos 5.40-42) 

Aquelas ovelhas e muitas outras no decorrer dos séculos fizeram os seus deveres, agora temos que fazer a nossa parte. Com isso, temos a quinta prova de que somos verdadeiramente ovelhas de Cristo: Quando abraçamos a obra de evangelização.

É certo que há alguns que o Senhor separou para ser evangelistas, mas a missão de proclamar o Evangelho cabe a todos os cristãos. Cabe a todos que fazem parte do aprisco do Senhor. Devemos evangelizar a nossa família, nossos amigos, vizinhos, os colegas de escola e de trabalho, etc.

Vale ressaltar que evangelizar não é coisa fácil e só seguiremos em frente se houver amor a Cristo, amor a Sua obra e amor ao próximo e sem isso, não haverá como cumprirmos o nosso dever. 


Contudo, apesar de toda a dificuldade, somos mais que vencedores ao lado do Senhor.


“Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.36,37)


“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15.57,58).

...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário