sexta-feira, 13 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: SEIS PROVAS DE QUE SOMOS OVELHAS DE CRISTO - PARTE 1


“Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!” (Hebreus 13.20,21)

Jesus Cristo é o Grande Pastor das ovelhas, o nosso Supremo Pastor (1 Pedro 5.4). A Palavra diz que nós estávamos desgarrados como ovelhas, mas fomos alcançados pelo Pastor e Bispo da nossa alma (1 Pedro 2.25)

Mas quais são as provas de que somos ovelhas de Cristo? Com base em João 10 veremos seis provas de que fazemos parte do aprisco de Cristo.  


Crer em Jesus Cristo: o primeiro passo
                                              
“Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. Respondeu-lhes Jesus: já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas” (João 10.24-26). Nesta passagem vemos o primeiro passo para fazer parte do aprisco de Cristo: crer nos Seus feitos. 



Crer nos feitos de Jesus é reconhecê-lO como o único e suficiente Salvador e aceitá-lO como Senhor da nossa vida. 


Na passagem vemos que os líderes judeus queriam saber se Jesus era verdadeiramente o Cristo de Deus, e a resposta de Jesus foi de que eles não eram suas ovelhas porque não criam nas Suas obras, ou seja, não queriam aceitá-lO como Senhor e Salvador. 


A primeira prova de somos ovelhas de Cristo é crermos nas Suas obras e recebê-lO como Senhor e Salvador das nossas vidas.
 


Direção: Ouvindo a voz do Mestre e seguindo os Seus passos
                                              
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10.27). Aqui está a segunda prova de que somos ovelhas de Jesus: direção do Senhor. 



Somos ovelhas de Cristo quando a nossa vida é direcionada por Cristo. Não basta crermos nEle, somente crer não é suficiente. Até os demônios crêem (confere: Tiago 2.19), porém não seguem a Cristo. 


Vemos em João 10.1-4 que Jesus é o nosso Guia (confere: Mateus 23.10). É Ele quem determina o rumo das nossas vidas. 


Quando O aceitamos como Senhor e Salvador, ouviremos o Seu chamado e seguiremos Seus passos (João 10.3,4). Seguiremos a Sua direção. 


Passamos a viver inteiramente para Ele (confere: Romanos 14.7,8/ 2 Coríntios 5.15/ Gálatas 2.19,20). Nos entregaremos totalmente ao Seu domínio. 


Obedeceremos aos Seus ensinamentos, pondo-os em prática na vida diária (1 João 2.3-6/ Tiago 1.22-25).

Quando deixamos o Senhor direcionar nossas vidas estaremos sempre atentos a Sua voz. Reconheceremos sempre a Sua voz quando Ele nos chamar. Se nós realmente fazemos parte do Seu aprisco, estaremos sempre atentos ao Seu chamado.

Duas ocorrem quando deixamos o Senhor direcionar a nossa vida:

1) Não seguiremos caminho errante (João 10.5,7,8)



Quando o Senhor está na direção da nossa vida, não seguiremos pelo caminho tenebroso. 


Jamais seguiremos a Satanás e aos seus demônios, porque não atentaremos para sua voz. Nossos ouvidos, nosso coração, os nossos pensamentos estarão fechados para eles porque a nossa vida estará sempre sendo guiada por Jesus e somente a Ele daremos ouvidos. 


De modo nenhum seguiremos os conselhos de Satanás. De modo nenhum seguiremos conselhos dos ímpios, pois o nosso coração estará firmado na Palavra de Deus (Salmos 1)


Se não deixarmos Jesus direcionar as nossas vidas, estaremos expostos às artimanhas de Satanás. Se o Senhor não dirigir as nossas vidas, Satanás dirige. E ele age sem pedir permissão, pois ele é traiçoeiro. 


Jesus afirmou isso ao dizer que Satanás é ladrão e salteador. Nenhum ladrão pede permissão pra entrar em sua casa. Da mesma forma, Satanás não pede permissão para direcionar a sua vida, basta dar-lhe uma pequena brecha (1 Pedro 5.8)


Mas quando a nossa vida é direcionada por Cristo, Satanás não tem chances (confere: 2 Tessalonicenses 3.1-3/ Tiago 4.7/ 1 Pedro 5.8-10/ 1 João 5.18).

Em João 10.10,12,13, vemos a conseqüência daquele que não deixa o Senhor direcionar a sua vida. Jesus nos mostra qual é o real desejo do diabo. 



O desejo de Satanás é destruir as nossas vidas, nossas famílias, destruir casamentos, etc. O desejo dele é de roubar tudo aquilo que o Senhor nos proporcionou, roubar a nossa paz, roubar a nossa alegria de estar ao lado do Senhor. O desejo do diabo é de nos matar no sentido literal e também no sentido espiritual. 


Entretanto, o seu desejo não tem sido realizado porque a nossa vida está sob a direção do nosso Senhor. 

2) Quando somos direcionados pelo Senhor, passamos a compreender os mistérios do Seu Reino, passamos a ter entendimento espiritual (João 10.6)



Se lermos o contexto, vemos que Jesus não falava aos Seus discípulos, e sim aos fariseus (confere: João 10.40,41)


Os fariseus não estavam entendendo o que Jesus falava. Por quê? Porque eles não faziam parte do aprisco de Cristo, e por não fazer parte do aprisco de Cristo, eles não poderiam de maneira alguma compreender os mistérios do Reino de Deus (confere: Mateus 13.10-17)


As ovelhas de Cristo compreendem os mistérios do Reino de Deus; elas têm visão espiritual; sabem discernir as coisas espirituais (confere: Mt 11.25-27/ 1 Coríntios 1.26-29; 2.6-16/ Efésios 1.3-14/ Colossenses 1.26-29)
...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário