sábado, 14 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO - POR QUE INSISTIMOS NA PEQUENA FÉ? - PARTE 3

...

Apesar da falta de fé dos discípulos no episódio da segunda multiplicação Jesus não os repreendeu como fizera numa outra vez (confere: Mateus 8.26). 

Por que Ele não fez isso? Porque Ele esperava o momento oportuno para isso.  
  
Em vez disso apenas manifestou mais uma vez o milagre da multiplicação. Mais uma vez deu uma lição de fé para aqueles discípulos.

Mas será que desta vez eles aprenderam? 

Se houvesse o terceiro episódio do milagre da multiplicação, eles usariam a fé dessa vez?
  
Após o episódio da segunda multiplicação vemos a narrativa acerca do fermento dos fariseus e dos saduceus (confere: Mateus 16.5-12/ Marcos 8.14-21).
  
Nesse episódio Jesus, ao alertar os discípulos acerca da hipocrisia dos fariseus e dos saduceus, usou do fermento como figura de linguagem (confere: Mateus 13.33/ 1 Coríntos 5.6/ Gálatas 5.9).
  
Entretanto, naquele momento, os discípulos, tendo passado para o lado ocidental do mar da Galiléia, haviam esquecidos de levar pão (Mateus 16.5), e no barco havia somente um pão (Marcos 8.14).
  
Daí, ao ouvir Jesus falar sobre o fermento, pensaram que Ele disse aquilo se referindo ao fato deles não terem trazido pão (Mateus 16.7/ Marcos 8.16).
  
Jesus ao perceber que eles estavam preocupados por não terem trazido pão, disse-lhes: “Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão?...” (Mateus 16.8); “... Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” (Marcos 8.17-19)

Jesus os fez lembrar do que fizera na primeira multiplicação. Ao lembrarem-se desse fato, responderam: “Doze!” (Marcos 8.19).

Continuou Jesus: “E de quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” (Marcos 8.20)

Jesus os fez lembrar do que fizera na segunda multiplicação. Mas uma vez ao lembrarem responderam: “Sete!” (Marcos 8.20).

Jesus completou: “Não compreendeis ainda?” (Marcos 8.21/ cf. Mt 16.9-11).

Enfim, Jesus repreende a falta de fé deles, os chamando de “homens de pequena fé”, os fazendo lembrar daquilo que Ele realizara tanto na primeira como na segunda multiplicação.

Mesmo depois de haverem visto o que Jesus realizara, eles ainda estavam preocupados por não haver levado pão, esquecendo-se de que Jesus pode fazer a qualquer momento o milagre acontecer.

Nisso observamos que se houvesse, naquele momento, um terceiro episódio da multiplicação de pães e peixes, os discípulos mais uma vez insistiriam na pequena fé.

 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário