sexta-feira, 20 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: O GRANDE MANDAMENTO DO AMOR - PARTE 3

...
 
Em sua primeira Epístola, o apóstolo João declara que aquele que nasceu de Deus ama, porque Deus é Amor.
 
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4.7,8).
 
Se alguém declara amar a Deus, mas aborrece ao próximo é um mentiroso.
 
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão” (1 João 4.20,21).
 
E por que isso? Porque quando o homem experimenta o novo nascimento, ele experimenta o amor de Deus para com ele e, mediante a essa experiência ele passa a olhar a si mesmo como Deus o vê e passa a valorizar a si próprio assim como Deus o valoriza.
 
Com isso, ele passa a amar a si mesmo com o amor que Deus tem lhe amado.
 
O “amor a si mesmo” reflete o amor de Deus por nós. O amor de Deus nos contagia de tal maneira que passamos a enxergar quão preciosos somos para Ele.
 
Conseqüentemente, passamos a enxergar também o valor que o próximo tem para Deus. Pois, se reconhecemos a importância que somos para Deus, igualmente reconheceremos a importância do próximo da mesma forma.
 
Por esse motivo que o segundo grande mandamento não é amar a si mesmo, mas amar ao próximo como a si mesmo.
 
Quando experimentamos o novo nascimento, nosso coração é regenerado por Deus e inspirado pelo amor de Cristo. As barreiras são quebradas e somos livres para amarmos uns aos outros.
  
“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1.22,23).
 
Logo, o amor que dedicamos a nós mesmo revela o nosso amor ao próximo, o qual, evidência o nosso amor a Deus.
 
Por isso fica evidente que aquele que não ama ao próximo nunca teve a experiência do novo nascimento.
 
“Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1 João 2.9-11).
 
“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão... Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte... Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos... Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1 João 3.10,14,16,18).
 
O amor do crente por seu irmão em Cristo, por seu próximo e por seu inimigo, deve ser subordinado, controlado e dirigido pelo seu amor e devoção a Deus.
 
Desse modo, para que possamos amar a nós mesmos e ao próximo com o amor de Deus devemos, antes de tudo, amá-lO de todo o nosso coração, pois, se não amarmos a Deus não conseguiremos alcançar um amor puro e verdadeiro, justo, desprendido de materialismo, não egoísta, não invejoso, não querendo nada em troca (1 Coríntios 13.4-7).

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário