terça-feira, 10 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: NOVO NASCIMENTO, A REGENERAÇÃO ESPIRITUAL - PARTE 3

...

Em João 3.5 mostra a ação da Palavra de Deus e do Espírito na transformação espiritual daquele que aceita Jesus em sua vida.

Disse Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”.

Entrar no Reino de Deus requer algo impossível segundo os padrões humanos. 

O “nascer da água” se refere à Palavra de Deus.  

“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15.3)

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.25-27);  

“pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1.23).

O lavar da água simboliza o lavar regenerador da Palavra de Deus, ou seja, o novo homem é lavado de toda vã maneira de viver (confere: 1 Coríntios 6.11).

Nascer da água significa nascer de novo pela fé ao ouvir a Palavra de Deus: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17). E refere a ser de novo gerado pela Palavra (Tiago 1.18).

Quem recebe a Palavra de Deus é transformado espiritualmente (confere: Mateus 13.1-23/ 1 Tessalonicenses 2.13/ Hebreus 4.12), e recebe a condição de vencer o pecado e o Maligno (confere: Salmos 119.9-12/ 2 Timóteo 3.14-17/ 1 João 2.12-14). O próprio Jesus é a Palavra de Deus (João 1.1,14/ 1 João 1.1/ Apocalipse 19.13).

O “nascer do Espírito” refere-se à ação regeneradora e renovadora do Espírito Santo no salvo (confere: 1 Coríntios 6.11/ 1 Pedro 1.3).  

“Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tito 3.3-7).

Ninguém pode ser salvo sem receber o poder da Palavra de Deus e do Espírito Santo.

Depois que a pessoa é salva, para levar vida de fé vitoriosa, e para ter crescimento espiritual, terá de buscar o conhecimento da Palavra. Neste ministério, precisa contar com a ajuda do Espírito.

Sem o poder sobrenatural do Espírito Santo, nunca poderíamos crer na obra de graça e redenção de Jesus que é um desafio ao entendimento e à razão.

O Espírito Santo atua através da Palavra e promove a regeneração, convencendo do pecado, da justiça e do juízo (João 16.7-11). É o Espírito que nos testifica como filhos de Deus (confere: Romanos 8.14-16). É Ele que nos ensina acerca da Palavra de Deus (cf. Jo 14.26) e nos revela a Pessoa de Cristo (confere: 1 João 4.1-6). “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo” (1 Coríntios 12.3).

Aqueles que verdadeiramente aceitaram Jesus em suas vidas recebem a presença do Espírito Santo (confere: João 4.6-14; 6.35; 7.37-39; 14.11-17; 16.8-13/ Atos 5.32/ 2 Coríntios 1.20-22/ Efésios 1.3-14; 4.30).

Disse Jesus: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14.16,17); “... quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (João 16.13,14).

A presença do Espírito Santo em nossa vida é a prova real de que somos de Cristo verdadeiramente (Romanos 8.9).

Nascer do Espírito (João 3.6,8), portanto, significa mudança radical no comportamento. É um processo sobrenatural do Espírito Santo na vida de uma pessoa (confere: Romanos 8.1-11/ Gálatas 5.16,17,24,25).

O novo nascimento é o início da vida espiritual; é o começo de uma nova caminhada sob os cuidados do Espírito Santo.


:: Por Anderson Quadros, mensagens bíblicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário