quinta-feira, 12 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: CONDIÇÕES ESSÊNCIAIS DE UMA ORAÇÃO BEM-SUCEDIDA - PARTE 2

...

Estar consciente acerca da vontade de Deus


Quando Jesus nos diz que tudo o que pedirmos em Nome dEle nos será concedido, Ele não estar dizendo que fará todas nossas vontades. Não é por aí. 

Devemos estar ciente do que realmente estamos pedindo a Deus. Devemos estar ciente de que o que estamos pedindo a Ele estar de acordo com a Sua vontade. Essa é outra condição para uma oração bem-sucedida. 

Confere o que o apóstolo João diz em sua primeira Epístola:  


“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito” (1 João 5.14,15)

Devemos sempre que buscar aquilo que é da vontade de Deus e assim teremos respostas das nossas orações.  

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.3)

Mas, como saber se o que pedimos a Deus estar de acordo com a vontade dEle? Pela nossa comunhão com Ele. 

Se desejamos realmente um relacionamento sincero com Deus, iremos buscar sempre aquilo que lhE agrada. 

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5.15-17).

A Bíblia nos ensina que a partir do momento em que nos entregamos a Cristo, devemos buscar as coisas concernentes ao Reino de Deus, para que as demais coisas nos sejam concedidas:  

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são daqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Colocenses 3.1-3).  

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração... Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?... Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.19-21,25,31-33)

Se realmente estivermos com a nossa vida palpada naquilo que Cristo nos ensinou em Sua Palavra, iremos sempre buscar o que é de Sua vontade, e assim teremos respostas de nossas orações. 

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos... Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (João 14.15,21).

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15.14,15).  

“e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável” (1João 3.22)

Se nós queremos realmente seguir a Cristo e quisermos que nossas orações sejam bem-sucedidas, nossa vontade tem que ser o querer de Deus. 

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu...” (Mateus 6.9,10).

Além do mais, o próprio Espírito Santo nos conduz a orar como convém: 

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8.26,27)

Outra dado que devemos analisar é que Deus só nos dar o melhor. 

Veja o que Jesus diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dar uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.7-11)

Jesus diz aqui que todo aquele que pede a Deus, recebe. O que busca, encontra. No entanto, Deus só nos dar o que é bom para nós e não o que pensamos ser o bom. 

Muitas vezes pedimos algo a Deus pensando ser o melhor para nós e isso não nos é concedido. Isso ocorre porque aquilo que pensamos ser o melhor, não é o que Deus pensa. Deus sabe o que é realmente o melhor para nós.  

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos... O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos... Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (Provérbios 16.1-3,9,25)

Portanto, se estivermos seguindo corretamente aquilo que Ele nos ensinou e nossa oração não tem sido respondida, ou ainda não é o tempo certo dela ser respondida (confere: Eclesiastes 3.1-8/ 1 Pedro 5.5), ou aquilo que pedimos na verdade não era o melhor para nós. Devemos compreender isso para que não venhamos murmurar.
 

Firme certeza e confiança no agir de Deus


Uma outra condição fundamental para que nossa oração seja respondida é a nossa firme confiança no agir de Cristo e nunca duvidar.  

“Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te a lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21.21,22)


“Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebereis, e será assim convosco” (Marcos 11.22-24)

Se crermos de fato no agir de Deus e não duvidarmos em nosso coração, nossa oração será bem-sucedida. Se duvidarmos, demonstraremos uma fé fraca no agir do Senhor e assim não obteremos sucesso em nossas orações. 

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.5-8)

Veja o exemplo de Pedro em Mateus 14.28-31, que ao começar a andar por sobre as águas, afundou por ter duvidado. 

Jesus disse que tudo é possível para aquele que crê (Marcos 9.23). Se crermos de fato, veremos a grandeza do agir de Deus em nossas vidas (João 11.40).


Não basta somente buscar uma comunhão sincera com Deus, buscar um relacionamento real com Cristo, e estar conscientes da vontade de Deus. Devemos ter a firme certeza e confiança no agir de Deus em nosso favor, em nada duvidando, para que a nossa oração seja bem-sucedida.
...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário