quinta-feira, 12 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: CONDIÇÕES ESSÊNCIAIS DE UMA ORAÇÃO BEM-SUCEDIDA - PARTE 1

Muitas pessoas tendem a ficar preocupadas em saber se Deus acolheu as suas orações. 

Na verdade, Deus sempre acolhe nossas orações, no entanto, para que Ele possa respondê-las é necessário que estejamos na condição para isso. 

Há na Bíblia inúmeras condições, mas destacarei algumas condições primordiais para que possamos receber respostas de nossas orações. É o que veremos a seguir.

Comunhão com Deus

Sem sombra de dúvida, a primeira condição fundamental para que nossa oração seja bem-sucedida é a busca pela comunhão com Deus. 

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso reapeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte...” (Jeremias 29.11-14).

Nesta passagem mostra que Deus deseja responder as nossas orações, mas há uma condição: devemos que buscá-lO de todo nosso coração. Assim, Ele promete que responder as nossas orações e que fará mudar a nossa sorte.

A busca pela comunhão com Deus é a condição fundamental para que tenhamos uma oração bem-sucedida.

Arrependimento e humildade – coração quebrantado diante de Deus

Para que possamos verdadeiramente buscar uma comunhão sincera com Deus, devemos reconhecer os nossos pecados e sermos humildes diante dEle:  

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7.14).

Não basta buscar uma comunhão sincera com Deus se não haver conversão de vida e verdadeira humildade.  

Quando a gente não reconhece os nossos pecados, iremos permanecer vivendo uma vida contrária aos princípios de Deus. Com isso, não haverá como mantermos uma comunhão sincera com Ele. 

“Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende” (João 9.31).

Devemos ser humildes diante dEle para que Ele possa responder as nossas orações. 

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes... Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4.6,8-10)


“Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23.12); “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pedro 5.5).

O sincero arrependimento e a humildade geram na pessoa um coração quebrantado. Um coração quebrantado atrai o coração de Deus e nos conduz a uma oração bem-sucedida. 


“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito” (Salmos 34.18)


“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmos 51.17).

Estar firmado em Cristo

Disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14.12-14).

Nesta passagem vemos a promessa de Cristo de que responderá as nossas orações, contudo, se pedirmos em Nome dEle, para que o Filho seja glorificado no Pai. Não é em nome de nenhum outro, e sim no Nome dEle (confere: Atos 4.5-12/ Filipenses 2.5-11)

Logo, a promessa dEle é que tudo o que pedimos em Seu Nome, Ele nos concederá. “... Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome” (João 16.23).

No entanto, para que isso seja possível, devemos estar a cada dia firmado nEle. Em seguida Ele usou a figura da videira e de seus ramos para exemplificar como deve ser o nosso relacionamento com Ele: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer... Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedirdes o que quiserdes, e vos será feito... Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (João 15.1-5,7,16).

Se permanecermos em Cristo, Ele também permanecerá em e nós. E com isso, tudo o que pedirmos em Seu Nome, nos será concedido. Estar firmado em Cristo é uma das condições primordiais de uma oração bem-sucedida.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário